O que é a mente para o Yoga?

A mente (citta) é matéria, logo ela não é consciência (purusha). Mente e consciência são diferentes, mas atuam juntos. A mente seria o instrumento do qual a consciência se manifesta. Sendo um instrumento, ela se torna um objeto. Sendo um objeto é possível de ser observado e trabalhado. A minha percepção sobre algo, minhas emoções, minhas memórias e pensamentos podem ser observados e trabalhados. E o yoga é um sistema milenar em que o praticante pode realizar autoconhecimento e que o leva a uma condição real de liberdade. Liberdade da nossa ignorância. Ignorância essa que nos leva ao sofrimento. 

Não adianta ter pressa, esse caminho é um processo gradual, conta gotas. 

E como diria meu professor Jorge Knak, se desejamos qualidade nas relações com as pessoas da nossa vida e se queremos enxergar as coisas como de fato elas são, sem imaginação, distorções ou enganos, precisamos ter uma base teórica para conseguirmos estudar, olhar para a mente e saber o que fazer com ela. Estudos esses que são realizados pela compreensão dos ensinamentos do Yoga Sutra – um dos textos tradicionais da filosofia e cultura indiana mais importantes a ser estudado por todo o praticante de yoga.  

E se você pensava que yoga era só um conjunto de posturas (ásanas), técnicas de respiração ou algo para melhorar o alongamento ou ficar mais calmo, você está vendo o Yoga de maneira muito superficial. Mas isso é tema para outro post. 


Foto: Nascer do sol no Morro do Anhangava – PR