Diferenças entre Astrologia védica e ocidental

Essa é uma pergunta que já me fizeram algumas vezes. Vou tentar ser o mais breve possível aqui.

Atualmente é visível diferenças longitudinais planetárias entre os sistemas. O védico é uma representação astronômica da posição do sol em relação ao céu e os movimentos planetários são examinados com relação à posição das estrelas. Já o ocidental enfatiza a relação do Sol com a Terra, examinando os planetas em referência aos equinócios (primavera/outono)

É importante ressaltar que a origem de ambas é a mesma, porém a Astrologia ocidental se desenvolveu por séculos sob a influência das culturas dos diversos países ocidentais. 

Existem diferenças, porém a que eu considero maior se refere à posição e movimentos do Planeta Terra. A Terra possui uns 14 movimentos no espaço, mas aqui vamos falar de uma específica que é o movimento de precessão dos equinócios. 

É um movimento que a Terra faz, muito lento, no sentido anti-horário, similar a de um peão e ela demora quase 26 mil anos para completar uma volta de 360 graus. A Terra avança 1 grau a cada 72 anos. Nesse movimento, o eixo do pólo norte da Terra está apontando para uma das 12 constelações zodiacais. Atualmente esse eixo está apontado para a constelação de Peixes, quase indo para a de Aquário. E já esteve em Áries em 2.167 a.c.
Logo a diferença seria que , na Astrologia ocidental o dia do equinócio vernal é calculado considerando esse eixo da Terra a zero graus de Áries. Já a Védica considera esse ponto a 6 graus em Peixes. Uma diferença de 24 graus causada pelo acúmulo do movimento da precessão dos equinócios, que na Astrologia Védica é conhecida como Ayanamsa.