Autoconhecimento no dia-a-dia : Kriya Yoga

É necessário compreender que o yoga está além da prática de posturas. Ela pode estar no nosso cotidiano, no autoconhecimento por meio de cuidados para uma melhoria do nosso estado mental. 

Para que o autoconhecimento ocorra, é necessário se relacionar com o ambiente e as pessoas à nossa volta. Por meio dessa relação passamos por experiências, que quando trazidas à luz da consciência, é possível ocorrer um processo de aprendizagem.  

No entanto, não basta somente refletir sobre o ocorrido. É necessário buscar uma compreensão da situação além daquela que já está conosco. É necessário descobrir o que está além do nosso conhecido. Só assim experimentamos uma nova forma de se relacionar. 

O Kriya Yoga compreende esse assunto em três etapas:

  1. ESFORÇO (tapas) que inclui cuidados com uma alimentação e estilo de vida, prática de posturas (ásanas) e pranayamas (respiração), pedir conselhos, leituras edificantes, perceber e evitar ações impulsivas, no intuito de reduzir a agitação mental e com isso caminhar sentido a maior clareza das ações.
  1. CONHECIMENTO DE SI MESMO (svadhyaya): para desenvolvimento de maior clareza de nossas ações é necessário compreender o funcionamento dos nossos padrões por meio da reflexão (anumana), contemplação e estudos de textos, escrituras que conduzem a essa direção – yogasutras – e professores da área (agama) e da nossa experiência pessoal (pratyaksha). E para isso de vai uma vida inteira de estudos. 
  1. QUALIDADE NA RELAÇÃO COM TODO (ishvarapranidana): seria uma qualidade nas relações além de mim, embasadas na fé e no desapego de resultados. Também pode estar relacionado a relação com Deus, com a natureza, com o todo. Compreender uma realidade que esta além do meu controle.